CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Em busca da santa luz: um estudo sobre a experiência do êxtase místico-religioso na comunidade do santo daime

por SILVEIRA, Tamara Christine Carneiro em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVEIRA, Tamara Christine Carneiro 2007 Juiz de Fora - MG Juiz de Fora

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Juiz de Fora Minas Gerais Universidade Federal de Juiz de Fora

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 129 Português

Resumo

Esta dissertação visa estudar o significado das manifestações do êxtase místico-religioso na comunidade do Santo Daime através da análise dos relatos colhidos a partir do estabelecimento de um contato com os adeptos do núcleo daimista juizforano, localizado no bairro Floresta. Ademais, procuramos constatar que influências a utilização da ayahuasca e de outros elementos ritualísticos exercem durante as cerimônias religiosas como propiciadores do êxtase, ou seja, até que ponto esses elementos são potencializadores desta experiência extática. Buscamos compreender também os sentidos outorgados pelos ayahuasqueiros às suas experiências por meio da dissecação de suas produções discursivas sobre as mirações, com o intuito de emtender o uso da ayahuasca como uma geradora do êxtase, além de enfocar o que os praticantes captam como alterações comportamentais provenientes delas. Por conseguinte, fez-se necessário adotar neste trabalho uma análise interdisciplinar do fenômeno, lançando mão do uso da fenomenologia por ser uma abordagem mais compreensiva e ter como cerne de seus estudos o enfoque da experiência religiosa, assim como o emprego da metodologia de pesquisa e de conceitos relativos ao tema propostos pela antropologia e pela sociologia, além de conceitos teológicos pertinentes ao presente estudo.

Palavras Chave TEOLOGIA, Santo Daime, religião
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SILVEIRA, Tamara Christine Carneiro. Em busca da santa luz: um estudo sobre a experiência do êxtase místico-religioso na comunidade do santo daime. Juiz de Fora - MG. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações da UFJF.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar