CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Entre terreiros e roçados: a construção da agrobiodiversidade por moradores do Rio Croa, Vale do Juruá (AC)

por SEIXAS, Ana Carolina Pinto de Souza em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SEIXAS, Ana Carolina Pinto de Souza 2008 Brasília, DF Acre

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Brasília - DF Centro de Desenvolvimento Sustentável - Universidade de Brasília

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 147 Português

Resumo

Esta dissertação trata da diversidade de plantas cultivadas por famílias habitantes das margens e arredores do rio Croa, Vale do Juruá, estado do Acre. Ela tem como objetivo analisar as formas de manejo, uso, conservação e circulação das espécies e variedades agrícolas entre os moradores da comunidade do Croa. Foram realizadas duas expedições a campo, cada uma com dois meses de duração. Foram levantados os dados sobre a origem, o uso e a história das plantas cultivadas e feito o mapeamento dos espaços agrícolas onde estas ocorrem. O levantamento foi realizado junto a 19 famílias da comunidade. O cruzamento dos dados sobre a diversidade agrícola com as histórias de vida e as genealogias dos moradores permitiu entender as trajetórias sociais e espaciais nas quais se inserem essas plantas cultivadas bem como a organização espacial das moradias e as formas locais de acesso à terra e aos seus recursos. Pôde-se constatar uma elevada diversidade agrícola, sobretudo nos espaços adjacentes à casa com numerosas plantas ornamentais. Já os roçados, cujo principal cultivo é a mandioca (ou roça), manejados por meio de corte e queima da vegetação, são constituídos por um número mais restrito de espécies e variedades, ainda que algumas plantas sejam conservadas dentro da capoeira até uma nova derrubada. Dois novos cultivos estão emergentes nessas comunidades: o da rainha (Psychotria sp.) e o do jagube (Banisteriopsis caapi) para produção do chá ayahuasca. Estas plantas de valor religioso e simbólico representam atualmente fonte de renda significativa para os moradores da região. Os dados obtidos permitem uma análise do estado da agrobiodiversidade no Croa e aponta para possíveis mudanças frente à pavimentação da BR-364, com uma maior ligação aos pólos de agrobusiness e à futura transformação da área do Croa em reserva extrativista.

Palavras Chave Agrobiodiversidade, espaços agrícolas, redes sociais, rio Croa Juruá, Acre, Amazônia, OUTROS, Agrobiodiversity, agricultural spaces, social networks, Croa river-Juruá, Acre, Amazonia
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SEIXAS, Ana Carolina Pinto de Souza. Entre terreiros e roçados: a construção da agrobiodiversidade por moradores do Rio Croa, Vale do Juruá (AC). Brasília, DF. Dissertação de Mestrado, UNB, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações da UNB.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar