CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Conexões sociológicas entre questão social e questão criminal: desigualdades, segregação sócio-espacial e delinqüência em Porto Alegre (2000-2003)

por MEDEIROS, Alexandre da Silva em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MEDEIROS, Alexandre da Silva 2004 Rio Grande do Sul Porto Alegre

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 209 Português

Resumo

A presente pesquisa tem como propósito objetivar uma análise acerca dos condicionantes objetivos, estruturais e institucionais que determinam a distribuição sócio-espacial de apenados, em Porto Alegre, entre os anos de 2000 e 2003. Desse modo, intenta-se construir uma reflexão sociológica que identifique os fatores que revelam maior influência no condicionamento da probabilidade de envolvimento dos indivíduos com a questão criminal. Nesta pesquisa são abordadas quatro modalidades de crime, a saber: tráfico de entorpecentes (art. 12), homicídio doloso (art. 121), furto qualificado (art.155) e roubo (art. 157). A análise é realizada a partir de uma tipologia sócio-espacial construída para Porto Alegre, em função das categorias sócio-ocupacionais predominantes nos diferentes espaços da cidade. Tal tipologia foi desenvolvida por pesquisadores do Núcleo de Estudo Regionais e Urbanos (NERU/FEE), para o estudo das desigualdades sócio-espaciais na região metropolitana e na capital. A pesquisa se justifica tanto do ponto de vista das políticas públicas de segurança, já que se propõe a fornecer uma visão mais acurada do problema do crime, quanto do ponto de vista teórico-metodológico, por abrir novas perspectivas de análise da questão criminal na cidade.

Palavras Chave Porto Alegre (RS), Criminalidade, Desigualdade social, Delinquencia
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação MEDEIROS, Alexandre da Silva. Conexões sociológicas entre questão social e questão criminal: desigualdades, segregação sócio-espacial e delinqüência em Porto Alegre (2000-2003). Porto Alegre/RS. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. UFRGS, 2004. 209 páginas.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UFRGS.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar