CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O consumo de álcool entre os adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal-RN

por FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da 2006 Rio Grande do Norte Natal-RN

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Rio Grande do Norte Programa de Pós-graduação em Serviço Social - Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 108 Português

Resumo

O estudo O consumo do álcool entre adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal RN, 2004-2005 tem como objeto a compreensão do fenômeno do consumo do álcool que ocorre entre os adolescentes. Adota-se como lócus de pesquisa escolas privadas católicas de Natal RN, as quais atendem alunos provenientes de grupos sociais pertencentes às classes atendidas pelas escolas privadas de Natal. O público pesquisado corresponde a 87 adolescentes que responderam ao questionário misto, com perguntas abertas e fechadas. A pesquisa utiliza como procedimento a amostra intencional, a qual, pelas facilidades de acesso, privilegia indivíduos que no momento de realização da pesquisa mostram-se em condição de participar da mesma. O estudo apresenta caráter quantitativo e qualitativo. Apresenta os seguintes objetivos: 1-Analisar em que circunstâncias os adolescentes fazem uso de bebidas alcoólicas; 2- Identificar o conhecimento que os adolescentes têm sobre os efeitos do álcool; 3 - Entender o papel de atuação da instituição escola na prevenção do uso do álcool pelos adolescentes. A análise privilegia a interpretação das respostas. No tocante à fundamentação teórico-metodológica adotam-se como referencial a Teoria do Controle Social e a Teoria do Interacionismo Simbólico. Os capítulos aqui constantes encontram-se organizados da seguinte maneira: O primeiro capitulo aborda a situação atual de consumo adolescente de drogas em geral e o enfrentamento social desta situação. O segundo capitulo apresenta aspectos socioculturais do consumo do álcool e a descrição de algumas características do público pesquisado. O terceiro capitulo enfatiza a escola e sua atuação junto aos jovens e à sociedade em geral, no sentido de prevenção e combate ao uso do álcool bem como das demais drogas.

Palavras Chave Adolescência, Consumo do álcool, Cultura, Educação preventiva
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação FONSECA E SILVA, Karina Bezerra da. O consumo de álcool entre os adolescentes estudantes de escolas privadas católicas de Natal-RN. Natal/RN. Dissertação de Mestrado, UFRN, 2006.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Radar Ciência.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar