CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Impacto da utilização de agrotóxicos sobre a saúde dos idosos em Cachoeira do Sul/RS: um estudo transversal.

por SILVA, Eveline Fronza da em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Eveline Fronza da 2008 Rio Grande do Sul Cachoeira do Sul, RS

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
UNIVATES Rio Grande do Sul Curso de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em Ambiente e Desenvolvimento - UNIVATES

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 120 Português

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal estabelecer o perfil da saúde da população idosa de Cachoeira do Sul/RS sujeita a exposição direta ou indireta a agrotóxicos. Para tanto, utilizou-se um delineamento transversal. Os dados foram coletados na zona urbana e rural, com indivíduos de ambos os sexos e acima de 60 anos, por meio de questionário semiestruturado. A amostra foi composta principalmente por mulheres (56,33%), com idade média de 73 ± 8 anos e os homens com 71 ± 7 anos. Do total da amostra, 57,2% residiam na zona urbana. A exposição a agrotóxicos teve associação positiva com o gênero masculino (p<0,05) e com baixa escolaridade, 45,6% dos indivíduos expostos tem menos de 4 anos de estudo. Observaram-se correlação positiva entre exposição a agrotóxicos e esquecimento, constipação, dores nas pernas, doença de Parkinson e diabetes mellitus. Considerando este bloco de resultados é importante estimular a promoção de medidas de proteção à saúde do trabalhador rural exposto aos agrotóxicos. Quando se estabeleceu o perfil da saúde da população idosa, considerando somente a idade, ou seja, não considerar a exposição a agrotóxicos, observou-se que doenças crônicas do SNC, como depressão, insônia e doença de Alzheimer e doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes mellitus apresentaram associação positiva com o aumento da idade. Ao analisarmos as doenças do sistema cardiovascular e o consumo de tabaco ou álcool, evidenciou-se associação significativa do consumo de tabaco com hipertensão. Entre os entrevistados 19,2% relataram serem usuários de álcool, sendo em sua maioria homens. A idade mostrou associação positiva com uso de álcool na análise multivariada. Ao se avaliar a prevalência de doenças do sistema cardiovascular, percebeu-se que 62,5% dos indivíduos entre 60 e 65 anos apresentam alguma patologia versus 61,1% com mais de 65 anos, não foi observada associação significativa entre doenças cardiovascular e consumo de álcool. Os resultados obtidos corroboram com estudos anteriores e demonstram que é fundamental incentivar o abandono do consumo de tabaco e álcool entre os idosos, bem como, desenvolver programas de saúde pública que auxiliem na promoção de saúde desses indivíduos, salientando a necessidade de considerar a possível exposição dessa população a agrotóxicos.

Palavras Chave Idosos, Doenças crônicas, Agrotóxicos, Tabaco, Álcool
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SILVA, Eveline Fronza da. Impacto da utilização de agrotóxicos sobre a saúde dos idosos em Cachoeira do Sul/RS: um estudo transversal. Rio Grande do Sul. Dissertação de Mestrado, UNIVATES, 2008.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNIVATES.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar