CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Fatores associados e a dinâmica progressiva no uso de drogas lícitas e ilícitas entre jovens no sul do Brasil

por SILVA, Rodrigo Sinnott em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Rodrigo Sinnott 2009   Sul do Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Católica de Pelotas Rio Grande do Sul Universidade Católica de Pelotas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 56 Português

Resumo

Introdução: A temática das drogas é uma constante fonte de interesse tanto no meio científico como na população em geral e um longo caminho já se percorreu com a finalidade de entender a relação do homem com substâncias entorpecentes. Objetivo/Metodologia: Mantendo o interesse em avaliar essa relação, esse estudo terá como foco analisar a prevalência do uso de drogas em uma amostra de 1291 jovens de 18 a 24 anos de uma cidade no interior do Rio Grande do Sul Brasil. Resultados: A média de idade de inicio de uso de drogas foi de 14,5 anos onde a maior prevalência foi entre 10 a 15 anos (55,8%). Com relação ao uso de drogas na vida, 44,5% usaram tabaco, 81,1% usaram álcool, 18,2% usaram maconha, 8,3% usaram cocaína, 2,5% usaram crack, 6,6% usaram estimulantes, 5,2% usaram inalantes, 7,0% hipnóticos, 1,6% alucinógenos e 0,5% usaram opióides. Conclusão: O uso de drogas lícitas ou ilícitas, por si só, aumenta os riscos de problemas de saúde e, através de estudos populacionais quantifica-se o saber sobre os problemas sociais e específicos de cada população que levam a complicações ainda maiores, portanto, consideramos importante chamar a atenção para a necessidade de estudos que extrapolem o ambiente dos ambulatórios, hospitais e centros de tratamento, para que se possibilite um entendimento cada vez melhor desse fenômeno, uma maior flexibilidade e abrangência de trabalho com os resultados e, dessa forma, melhorias nas abordagens preventivas ao consumo entre os jovens.

Palavras Chave Usuários de drogas; prevalência; adolescência, saúde coletiva.
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SILVA, Rodrigo Sinnott. Fatores associados e a dinâmica progressiva no uso de drogas lícitas e ilícitas entre jovens no sul do Brasil. 2008. 56f. Mestrado em Saúde e Comportamento. Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Pelotas, 2008
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UCPEL.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar