CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Efeitos do etanol e nicotina sobre a resistencia mecanica do osso e osteogenese ao redor de implantes de hidroxiapatita

por SOARES, Evelise Aline em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOARES, Evelise Aline 2007 Campinas, SP  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual de Campinas São Paulo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural - Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral   Português

Resumo

O consumo de álcool ou nicotina é prejudicial à integridade do tecido ósseo, conseqüentemente, pode dificultar ou até mesmo impedir a fixação e manutenção dos implantes osseointegráveis. O objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos do etanol e nicotina sobre a resistência mecânica do osso e a neoformação óssea ao redor de implantes de hidroxiapatita, quando consumidos isoladamente e simultaneamente. Foram utilizados 20 ratos divididos em quatro grupos de 05, sendo controle (CT), álcool (A), nicotina (N) e nicotina+álcool (N+A). Após quatro semanas de consumo de álcool e/ou nicotina, corpos cerâmicos densos (HAD) e porosos (HAP) de hidroxiapatita foram implantados em cavidades produzidas cirurgicamente nas tíbias. Após as cirurgias os animais continuaram a consumir álcool e/ou nicotina. Completado noventa dias, os animais foram sacrificados e as tíbias e fêmures isolados para o processamento histológico e ensaio mecânico. Em todos os animais foi encontrado tecido ósseo junto aos corpos cerâmicos de HAD e HAP. O volume de osso formado ao redor dos corpos cerâmicos foi maior no grupo CT em relação aos demais grupos. Os animais do grupo N+A foram aqueles que apresentaram menor volume de osso neoformado. Nos animais do grupo A ocorreu formação de menor volume de osso ao redor dos implantes em relação aos animais do grupo Nicotina. A menor resistência do osso a cargas mecânicas foi encontrada nos animais do grupo N, A e N+A, respectivamente. De acordo com os resultados podemos concluir que o consumo de nicotina ou álcool produziu efeito negativo sobre a resistência mecânica do osso e osteogênese ao redor dos implantes de HAD e HAP. Em adição, o consumo simultâneo das duas substâncias intensificou os efeitos deletérios.

Palavras Chave Alcool , Nicotina , Ossos - Crescimento , Implantes ortopedicos , Hidroxiapatita
Link Dissertação de Mestrado
Referência para Citação SOARES, Evelise Aline. Efeitos do etanol e nicotina sobre a resistencia mecanica do osso e osteogenese ao redor de implantes de hidroxiapatita. Campinas, SP. Dissertação de Mestrado, UNICAMP, 2007.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital UNICAMP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar