CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de drogas entre meninos e meninas em situação de rua : subsídios para uma intervenção comunitária

por BRITO, Raquel Cardoso em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BRITO, Raquel Cardoso 1999 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Curso de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 129 Português

Resumo

Esse estudo teve quatro objetivos: (a) descrever as instituições de assistência a meninos e meninas em situação de rua, em Porto Alegre (Estudo 1), (b) caracterizar o uso de drogas nessa população (Estudo 2), (c) descrever sua visão sobre serviços de intervenção e prevenção ao uso de drogas direcionados à população de rua (Estudo 3), (d) e avaliar sua rede de apoio social (Estudo 4). Participaram 55 adultos, membros das instituições, e 83 meninos e meninas que vivem em situação de rua, com idade entre 10 e 18 anos. Os resultados foram obtidos através de questionários, entrevista semiestruturada e do Diagrama da Escolta de Apoio Social. Os dados mostraram que todas as instituições têm educadores em sua equipe e o objetivo de resgatar a cidadania. As drogas que já foram usadas pelo menos uma vez na vida, por meninos e meninas em situação de rua, são: tabaco (74,7%), loló (69,9%), álcool (55,4%) e maconha (53%), entre outras. A visão dos participantes sobre serviços de atenção às drogas está influenciada pelo modelo médico. A construção da Escolta de Apoio Social, no ambiente da rua, não parece ter sido influenciada pelo sexo ou pelo uso de drogas. Os dados mostraram que existe a necessidade de valorizar a rua como ambiente de desenvolvimento e espaço de aprendizagens. Os resultados podem subsidiar a implementação e qualificação de trabalhos comunitários, visando a promoção da resiliência em crianças e adolescentes em situação de rua.

Palavras Chave Meninos de rua, Populações de risco, Uso de drogas
Link ARTIGO
Referência para Citação BRITO, Raquel Cardoso. Uso de drogas entre meninos e meninas em situação de rua : subsídios para uma intervenção comunitária. 1999. 129 f. Tese (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1999.
Observação Material linkado com o Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar