CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O FENÔMENO DO CHÁ E A RELIGIOSIDADE CABOCLA: Um estudo centrado na União do Vegetal

por ANDRADE, Afrânio Patrocínio de em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ANDRADE, Afrânio Patrocínio de 1995    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Instituto Metodista de Ensino Superior - São Bernardo do Campo   Instituto Metodista de Ensino Superior - São Bernardo do Campo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado   231 Português

Resumo
A temática “Religião e Natureza” é familiar ao ser humano desde a antigüidade, nas mais diversas civilizações. Discute-se a “volta” do homem à natureza, no contexto do fluxo e refluxo do pensamento ocidental, que em grande parte suprimiu a noção de encantos da natureza, a partir da fragmentação. Examina-se o reencontro do ser humano com a natureza no caso da religiosidade aqui estudada, a qual tem seu fundamento nas práticas dos indígenas da região Amazônica que preservaram sua antiga ligação com a natureza. Estuda-se, também, como se deu o elo de ligação entre os indígenas e os seringueiros, razão de ser desta religiosidade. Estuda-se o nascimento da Religiosidade Cabocla, cujos maiores representantes são o Santo Daime e a União do Vegetal, e o deslocamento desta religiosidade em direção às cidades, na época dos seus fundadores. Apresenta e analisa o sistema de crenças da União do Vegetal, apontando possíveis motivos pelos quais a classe média o adota nos grandes centros urbanos, como é o caso de uma comunidade paulista pesquisada. Por fim, procura ver as comunidades da União do Vegetal como Comunidades Terapêuticas ou oásis, no interior das quais se encontram respostas para as perguntas existenciais dos adeptos.

Palavras Chave União do Vegetal,Religiosidade Cabocla,Hoasca/Ayahuasca,Usos Terapêuticos,Comunidades Terapêuticas
Link http://www.neip.info/html/objects/_downloadblob.php?cod_blob=350
Referência para Citação ANDRADE, Afrânio Patrocínio de. O Fenômeno do Chá e a Religiosidade Cabocla - Um estudo centrado na União do Vegetal. São Bernardo do Campo - SP: Dissertação de Mestrado, Instituto Metodista de Ensino Superior, 1995.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar