CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Moradia universitária: processos de socialização e consumo de drogas

por LARANJO, Thais Helena Mourão e SOARES, Cássia Baldini em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LARANJO, Thais Helena Mourão e SOARES, Cássia Baldini 2006 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. Escola de Enfermagem - Universidade de São Paulo e Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas de Ermelino Matarazzo. Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

OBJETIVO: Conhecer e analisar o discurso dos moradores de um conjunto residencial estudantil universitário sobre os processos de socialização e consumo de drogas.

MÉTODOS: Pesquisa qualitativa, realizada com 20 alunos de graduação residentes em moradia estudantil universitária em São Paulo, SP, 2003. Tomou-se a moradia como um espaço de socialização juvenil que viabiliza a presença de estudantes de baixa renda, na universidade. As entrevistas abordaram o conhecimento dos alunos sobre a história da moradia, a experiência de viver em uma moradia estudantil e a percepção dos moradores sobre o consumo de drogas. O procedimento metodológico que serviu de base para a coleta, organização e análise das entrevistas foi o discurso do sujeito coletivo.

RESULTADOS: Os resultados mostraram que: os estudantes têm pouco conhecimento sobre a história da moradia; as alternativas para os problemas que enfrentam na moradia têm sido buscadas individualmente; observou-se entre os moradores as duas principais concepções de prevenção ao consumo de drogas; guerra às drogas e redução de danos. Observou-se haver uma visão negativa sobre a moradia estudantil relacionada com a constante divulgação de fatos conturbados e com o desconhecimento sobre a importância da moradia para viabilizar a permanência de estudantes pobres na universidade.

CONCLUSÕES: Na opinião de seus moradores, a moradia estudantil viabiliza o acesso a universidade, apesar de dificuldades na convivência coletiva e na administração da universidade. Em relação ao uso de drogas na moradia, parte dos moradores ressalta a necessidade de menor tolerância ao consumo de drogas e outra parte destaca a importância de trabalho educativo, principalmente com os ingressantes.

Palavras Chave Comportamento social. Estudantes. Habitação social. Drogas ilícitas. Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde. Entrevistas. Pesquisa qualitativa. Consumo de Drogas. Universidade.
Link Artigo em Periódico
Referência para Citação LARANJO, T. H. M. e SOARES, C. B. Moradia universitária: processos de socialização e consumo de drogas. 2006. São Paulo
Observação Material linkado com o Scielo


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar