CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Prevalência do consumo de drogas psicotrópicas entre adolescentes do Ensino Fundamental e Médio do município de Dourados-MS, 2009

por MURAKI, Silvia Mara Pagliuzo em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MURAKI, Silvia Mara Pagliuzo 2009 Brasília Dourado - MS

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de Brasília Distrito Federal Universidade de Brasília/ Faculdade de ciências da saúde

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 90 Português

Resumo

Droga pode ser definida como qualquer substância capaz de modificar o funcionamento dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. As drogas capazes de alterar o funcionamento mental ou psíquico de um indivíduo são denominadas drogas psicotrópicas, por atuar sobre o cérebro alterando a maneira de sentir, de pensar e muitas vezes de agir do indivíduo. O problema do uso de drogas entre adolescentes compreende um dos mais sérios problemas de saúde pública do mundo e, considerando a quantidade e a freqüência de uso, podem provocar danos irreparáveis à saúde. Esta dissertação estimou a prevalência do uso de diferentes drogas psicotrópicas entre adolescentes de escolas públicas do ensino fundamental e médio, do município de Dourados, estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, no ano de 2009. Delineou-se um estudo descritivo de corte transversal. Aplicou-se um questionário fechado de autopreenchimento, adaptado no Brasil por Carlini-Cotrin et al. (1993), e utilizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID), em levantamentos epidemiológicos nacionais. A amostra foi tomada entre abril a agosto de 2009, e composta por 1021 estudantes, sendo 43,3% do sexo masculino e 56,7% do sexo feminino; 57,4% são do ensino fundamental e 42,6% do ensino médio, e estão compreendidos na faixa etária de 12 a 18 anos. As prevalências de consumo na vida foram: álcool (75,2%), energéticos (30%), tabaco (26,2%), solventes (21,2%), seguido das anfetaminas (9,1%), dos tranqüilizantes (7,3%), maconha (6,7%), crack, anticolinérgicos (1,9%), alucinógenos (1,6%) entre outros. Considerando o uso na vida, verificou-se uma proporção estatisticamente significativa de uso entre os participantes do sexo masculino para o tabaco, solventes, maconha, crack e barbitúricos. Quanto ao sexo feminino, as proporções de freqüência foram maiores para o uso de álcool, anfetaminas e tranqüilizantes, sem significância estatística. No presente estudo, verificou-se uma caracterização da prevalência de consumo acima das médias nacionais.

Palavras Chave prevalência, uso de drogas psicotrópicas, adolescentes escolares, ciências da saúde
Link ARTIGO
Referência para Citação MURAKI, Silvia Mara Pagliuzo. Prevalência do consumo de drogas psicotrópicas entre adolescentes do Ensino Fundamental e Médio do município de Dourados-MS, 2009. 2009. 90 f. Tese (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da Universidade de Brasília


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar