CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Álcool e violência em homens e mulheres

por ALMEIDA, R. M. M. de; PASA, G. G.; SCHEFFER, M. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ALMEIDA, R. M. M. de; PASA, G. G.; SCHEFFER, M. 2009 Porto Alegre  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade do Vale do Rio dos Sinos    

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

O uso nocivo do álcool configura-se como um problema de saúde pública, associado ao aumento da violência, envolvendo ambos os sexos. Esse artigo tem por objetivo discutir sobre o impacto do uso do álcool em homens e mulheres do ponto de vista neurobiológico, enfatizando a ação psicoativa da substância e sua implicação no comportamento violento. Foi conduzida uma análise baseada em artigos selecionados nas fontes eletrônicas do Scielo, LILACS, MEDLINE, PubMed? e Web of Science no período de 1996 a 2008. Do total de 420 artigos selecionados, 90 foram considerados relevantes para a análise. Verificou-se que o uso nocivo do álcool causa mudanças neuroquímicas e alterações nas funções cognitivas, podendo gerar comportamentos violentos em homens e mulheres, entretanto, evidenciou-se importantes diferenças entre os sexos quanto à ação psicoativa do álcool, assim como, no tipo de violência expressa. Estudos sobre a temática proposta ainda são escassos, sugerindo a necessidade de pesquisas futuras que possam contribuir para um melhor entendimento e para ações preventivas eficazes.

Palavras Chave Álcool, Violência, Comportamento, Cérebro, Cognição
Link Artigo em periódico
Referência para Citação ALMEIDA, R. M. M. de; PASA, G. G.; SCHEFFER, M. Álcool e violência em homens e mulheres. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 22, n.2, 2009.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar