CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Pedagogia Punitiva: Dos Discursos Pedagógicos às Práticas Punitivas das Medidas Sócio-Educativas Privativas de Liberdade

por ROSA, Pablo Ornelas em

« Voltar   Imprimir

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ROSA, Pablo Ornelas 2008    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - PPGSP da Universidade Federal de Santa Catarina � UFSC   Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos - NEIP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 157 Português

Resumo
Quando, no período da adolescência, um sujeito comete um grande número de atos infracionais ou apenas um tido como grave, sendo julgado culpado provavelmente a ele será aplicada uma medida sócio-educativa privativa de liberdade com o intuito de educá-lo para não mais cometer delitos. O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o caráter pedagógico (e suas lacunas) conferido a essas medidas pelo ECA � Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) e as efetivas práticas das instituições responsáveis por sua execução. Considerando que a privação de liberdade com os adultos não os re-insere socialmente, questionaremos a possibilidade deste mesmo tipo ação ser realmente efetiva em relação a estes jovens.

Palavras Chave Juventude,Violência,Criminalidade,Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA,Pedagogia Punitiva
Link http://www.neip.info/downloads/pablo/Pedagogia%20Punitiva%20(Dissertacao%20Final).pdf
Referência para Citação ROSA, Pablo Ornelas. Pedagogia Punitiva: Dos Discursos Pedagógicos às Práticas Punitivas das Medidas Sócio-Educativas Privativas de Liberdade. Santa Catarina - RS: Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina � UFSC, 2008.
Observação  


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar