CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Transtornos depressivos em usuários de drogas injetáveis infectados pelo HIV: um estudo controlado

por MALBERGIER, A.; ANDRADE, A. G. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MALBERGIER, A.; ANDRADE, A. G. 1999 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) São Paulo Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

OBJETIVO: Estudar os transtornos psiquiátricos em pacientes usuários de drogas injetáveis infectados pelo HIV. MÉTODOS: Pacientes que se apresentavam para tratamento da dependência de drogas, foram divididos em dois grupos de acordo com a sorologia para o HIV (vírus da imunodeficiência humana), vírus causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS). Trinta pacientes HIV-positivos e 30 pacientes HIV-negativos submeteram-se a uma entrevista estruturada para avaliação de transtornos psiquiátricos. Inicialmente, foram analisados os transtornos depressivos e os relacionados ao uso de substâncias psicoativas. RESULTADOS: Os resultados revelaram que o diagnóstico de dependência de cocaína foi mais freqüente em pacientes infectados pelo HIV do que nos não-infectados. A sorologia positiva para o HIV não foi fator associado a maior prevalência de depressão. As tentativas de suicídio foram freqüentes nesta amostra, mas as freqüências foram iguais nos dois grupos. CONCLUSÃO: Os pacientes HIV-positivos tendem a diminuir ou cessar o consumo de cocaína após conhecimento de sua sorologia.

Palavras Chave Transtornos depressivos; HIV/AIDS; Dependência de drogas; Estudo controlado; Drogas injetáveis
Link Artigo em periódico
Referência para Citação MALBERGIER, A.; ANDRADE, A. G. Transtornos depressivos em usuários de drogas injetáveis infectados pelo HIV: um estudo controlado. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 1999, vol.21, n.4, pp. 217-224.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar