CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Vidas errantes e alcoolismo: uma questão social

por NASCIMENTO, E. C. do; JUSTO, J. S. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
NASCIMENTO, E. C. do; JUSTO, J. S. 2000 Porto Alegre - RS São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual Paulista/Assis Rio Grande do Sul  

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 10 Português

Resumo

O fenômeno da errância, impulsionado por motivos sócio-econômicos ou mesmo por razões pessoais, traz consigo profundas transformações no plano psicossocial. A presente pesquisa se propôs a investigar as razões que levam os "trecheiros" à ruptura com a vida sedentária e o papel que o alcoolismo exerce nesse processo de deserção. Foram entrevistados doze sujeitos que fazem uso de bebidas alcoólicas, albergados numa Instituição Assistencial da cidade de Assis, SP, sendo as entrevistas submetidas, posteriormente, a uma análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a morte dos pais, os conflitos familiares e o desemprego têm sido um dos principais motivos para a ruptura com o sedentarismo. O uso do álcool, no "trecho", é atribuído pelos próprios sujeitos à necessidade de "esquecer problema", maior encorajamento e apaziguar conflitos remanescentes, em geral, conflitos afetivos que possuem como epicentro a infidelidade conjugal.

Palavras Chave Alcoolismo; Errantes; Família; Infidelidade conjugal.
Link Artigo em periódico
Referência para Citação NASCIMENTO, E. C. do; JUSTO, J. S. Vidas errantes e alcoolismo: uma questão social. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 529-538.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar