CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Drogas e saúde na imprensa brasileira: uma análise de artigos publicados em jornais e revistas

por NOTO, A. R. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
NOTO, A. R. et al. 2003 Rio de Janeiro, RJ Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Fundação Oswaldo Cruz Rio de Janeiro Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Oswaldo Cruz

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 11 Português

Resumo

O presente estudo analisa as informações que a imprensa escrita vem divulgando atualmente no Brasil sobre as implicações do uso de drogas para a saúde. Por meio de análise de conteúdo, foi pesquisada uma amostra de 502 artigos divulgados ao longo do ano de 1998 em jornais e revistas. Entre os psicotrópicos mais evidenciados nas manchetes, destacaram-se o cigarro comum (18,1%), derivados da coca (9,2%), maconha (9,2%), bebidas alcoólicas (8,6%) e anabolizantes (7,4%). Em contrapartida, os solventes, que são os psicotrópicos mais usados no Brasil (excetuando-se o álcool e o tabaco), foram evidenciados em apenas um artigo. Esses dados indicam um descompasso entre o enfoque jornalístico e o perfil epidemiológico do consumo de psicotrópicos no Brasil. A dependência foi a conseqüência mencionada com maior freqüência nos artigos (46%), seguida de violência (9,2%), síndrome de abstinência (8,0%) e AIDS (6,8%). Os artigos apresentaram diferentes enfoques de acordo com a droga em questão; por exemplo, enquanto para a maconha prevaleceram os artigos sobre o seu uso terapêutico e a descriminalização, para a cocaína predominaram temas relacionados aos danos decorrentes do uso, ao tratamento e à repressão.

Palavras Chave Psicotrópicos; Abuso de Drogas; Meios de Comunicação; Jornais; Mídia
Link Artigo em periódico
Referência para Citação NOTO, A. R. et al. Drogas e saúde na imprensa brasileira: uma análise de artigos publicados em jornais e revistas. Cad. Saúde Pública [online]. 2003, vol.19, n.1, pp. 69-79.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar