CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Redução de danos: estratégia de cuidado com populações vulneráveis na cidade de Santo André - SP

por SILVA, S. M. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, S. M. et al. 2009 São Paulo Santo André - SP

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 4 Português

Resumo

A Unidade de Redução de Danos (URD) da Secretaria Municipal de Saúde de Santo André, compreendida como instrumento do serviço de saúde em atuação avançada, tem por finalidade transformar a situação de saúde de sujeitos que fazem parte de grupos sociais estigmatizados e, portanto, vulnerabilizados; são indivíduos que circulam ou trabalham nas ruas - usuários de drogas, michês, mulheres profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, adolescentes em situação de exploração sexual, transexuais, travestis, lésbicas e mulheres que trabalham em casas de programas. Nosso objetivo é assegurar aos indivíduos desses grupos o direito à saúde e, baseados no princípio de Integralidade do SUS, apoiar o acesso a outros direitos sociais. Desde 2002, através do trabalho de campo, foi possibilitada a vinculação de 240 profissionais do sexo, 120 travestis, 10 crianças e adolescentes, 28 usuários de droga injetável e usuários de crack, que até então não tinham acesso aos recursos e dispositivos de saúde do Município.

Palavras Chave Redução do dano; Drogas de abuso; Avaliação de serviços de saúde; Problemas sociais
Link Artigo em periódico
Referência para Citação SILVA, S. M. et al. Redução de danos: estratégia de cuidado com populações vulneráveis na cidade de Santo André - SP. Saude soc. [online]. 2009, vol.18, suppl.2, pp. 100-103.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar