CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Adolescentes em conflito com a lei

por PRIULI, R. M. A.; MORAES, M. S. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PRIULI, R. M. A.; MORAES, M. S. 2007 Rio de Janeiro, RJ Rio de Janeiro

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva Rio de Janeiro Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

O estudo focou o adolescente autor e vítima da violência, fenômeno crescente no Brasil. Dados coletados dos prontuários dos internos de São José do Rio Preto e seleção das variáveis: local de moradia, idade, escolaridade, tipo e local das infrações, uso de drogas e ocupação, composição familiar, renda, escolaridade e trabalho dos pais. Os resultados revelaram perfil sociodemográfico, infracional e relacional de parte significativa com 17 anos, ensino fundamental incompleto, evadido da escola, sem trabalho e residente na região norte, de menor poder socioeconômico. A infração de maior percentual foi roubo, seguida de furto, tentativa de homicídio, homicídio, roubo qualificado, tráfico de drogas e roubo com morte, nos bairros da região norte. A maioria usava tabaco, maconha, álcool, crack; a minoria, cocaína, thinner e cola. Detectou-se realidade precária de familiares com baixo nível de renda, escolaridade, profissão e abuso de álcool, contribuindo para transformar os adolescentes em vítimas. A maioria das mães, provedora do lar, principal figura na internação e mediadora entre o adolescente, o poder judiciário e a comunidade. Considerando o elevado custo da violência interpessoal, concluímos, nesse estudo, a necessidade de políticas públicas para crianças e adolescentes na cidade de São José do Rio Preto.

Palavras Chave Violência; Adolescência; Políticas públicas; Consumo de drogas
Link Artigo em periódico
Referência para Citação PRIULI, R. M. A.; MORAES, M. S. Adolescentes em conflito com a lei. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2007, vol.12, n.5, pp. 1185-1192.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar