CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A utilização do mapeamento cognitivo e de histórias estruturadas para diminuir comportamentos de risco para a contaminação pelo HIV entre consumidores de cocaína injetável e de crack no Sul do Brasil

por PECHANSKY, F. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PECHANSKY, F. et al. 2007 São Paulo Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) São Paulo Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Inglês

Resumo

OBJETIVOS: Comparar as mudanças em conhecimento sobre AIDS e comportamentos de risco em usuários de cocaína brasileiros submetidos a uma intervenção experimental. MÉTODO: 119 sujeitos foram aleatoriamente designados para uma intervenção padrão ou uma intervenção padrão adicionada a um "mapa cognitivo", e re-entrevistados duas e oito semanas após admissão no estudo, utilizando-se instrumentos de coleta padronizados. Os efeitos da intervenção foram examinados utilizando modelo de equações de estimação generalizadas. RESULTADOS: Foram observados aumentos significativos no conhecimento sobre AIDS e uso de preservativos no grupo experimental, bem como modificações significativas nos subescores para risco sexual e uso de drogas. A intervenção experimental teve menos sucesso em diminuir dias de uso de cocaína quando comparada com a intervenção padrão. CONCLUSÃO: Apesar de não serem robustos, os achados sugerem que os componentes do modelo de mapa cognitivo experimentados poderiam ser úteis em combinação com outras abordagens.

Palavras Chave HIV; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Cocaína crack [injeções]; Impacto psicossocial; Estudos de intervenção.
Link Artigo em periódico
Referência para Citação PECHANSKY, F. et al. A utilização do mapeamento cognitivo e de histórias estruturadas para diminuir comportamentos de risco para a contaminação pelo HIV entre consumidores de cocaína injetável e de crack no Sul do Brasil. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2007, vol.29, n.3, pp. 233-240.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar