CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Usuários de crack, comportamento sexual e risco de infecção pelo HIV

por AZEVEDO, R. C. S.; BOTEGA, N. J.; GUIMARAES, L. A. M. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
AZEVEDO, R. C. S.; BOTEGA, N. J.; GUIMARAES, L. A. M. 2007 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) São Paulo Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 5 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Comparar uma amostra de usuários de cocaína injetável e usuários de crack avaliando comportamento sexual, risco para contaminação pelo HIV e sua soroprevalência. MÉTODO: Avaliou-se 109 usuários de cocaína injetável e 132 usuários de crack, utilizando o questionário da Organização Mundial de Saúde para o "Estudo Multicêntrico de Comportamentos e Soroprevalência de HIV entre Usuários de Droga Injetável" ampliado e sorologia para o HIV. Os dados foram avaliados pela Análise de Correspondências Múltiplas. RESULTADOS: Os usuários de crack apresentaram menor tempo gasto no consumo de drogas quando comparados com os usuários de cocaína injetável. Apesar disso, tiveram maiores taxas de atividade sexual de risco, diferenças no consumo de múltiplas drogas e maiores taxas de problemas com a justiça. A soroprevalência do HIV entre os usuários de crack, embora inferior aos usuários de cocaína injetável (7% x 33%), é elevada quando comparada à população geral nesta faixa etária. CONCLUSÕES: O comportamento sexual dos usuários de crack da amostra estudada pode ser considerado fator de risco para a contaminação pelo HIV. Os usuários de crack têm acesso à informações sobre HIV/AIDS, porém, não as utilizam para modificar comportamentos de risco que os expõem à possibilidade de contaminação e disseminação do HIV. A soroprevalência do HIV entre eles (7%) é um dado preocupante, o que torna necessário criar estratégias preventivas de contaminação e disseminação do HIV especificamente direcionadas a esta população.

Palavras Chave Infeções por HIV; Cocaína; Crack; Prevenção; Transtornos relacionados ao uso de substâncias; Comportamento sexual.
Link Artigo em periódico
Referência para Citação AZEVEDO, R. C. S.; BOTEGA, N. J.; GUIMARAES, L. A. M. Usuários de crack, comportamento sexual e risco de infecção pelo HIV. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2007, vol.29, n.1, pp. 26-30.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar