CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

As mensagens sobre drogas do rap: como sobreviver na periferia

por DA SILVA, Vinicius Gonçalves Bento em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
DA SILVA, Vinicius Gonçalves Bento 2004 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo São Paulo Universidade de São Paulo/ Escola de Enfermagem/ Área de concentração Enfermagem em Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Texto integral 169 Português

Resumo

Este trabalho toma por objeto as mensagens sobre drogas nas letras de rap. Compreende que esse gênero musical é parte de um movimento cultural maior – o hip hop – que difunde uma visão social de mundo principalmente nas periferias das grandes cidades do país. Teve como objetivo analisar as mensagens sobre drogas das letras de rap de grupos com representatividade e influência entre os jovens da periferia de São Paulo. Por meio da metodologia de Análise de Discurso estudou-se onze letras de nove grupos de rap. O tema marcante nas letras é a vida na periferia que é retratada pelo tráfico e consumo de drogas, pela violência e discriminação enfrentados pelos jovens. O problema do consumo de drogas é compreendido por alguns grupos no âmbito estrutural - como conseqüência do modo de produção capitalista - e por outros no âmbito particular - pelas características individuais, pela influência da família e dos amigos. As propostas do rap para o enfrentamento e para a superação desses problemas estão voltadas ao fortalecimento e responsabilização do sujeito, que através de um esforço pessoal, não se envolveria com o tráfico e com o consumo de drogas consideradas perigosas e potencialmente destrutivas como o crack e a cocaína. O fortalecimento de laços familiares, de amizade e a educação são também elencados como saídas para os problemas advindos do envolvimento com as drogas. Assim as propostas apoiam-se fortemente no sujeito, invocando um discurso que além da denunciar a situação dos jovens de periferia propõe mecanismos de proteção para criar uma alternativa de “vida possível” - de convivência com a violência, com o tráfico e com o consumo de drogas. Tal tática identitária tem a finalidade de garantir a sobrevivência dos jovens na periferia.

Palavras Chave Consumo de drogas, Drugs, Marginal areas, Periferia,
Link ARTIGO
Referência para Citação DA SILVA, Vinicius Gonçalves Bento. As mensagens sobre drogas do rap: como sobreviver na periferia.Tese de Mestrado. Universidade de São Paulo.USP, 2004
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da USP.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar