CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Relação entre consumo de drogas e comportamento sexual de estudantes de 2o grau de São Paulo

por SCIVOLETTO, S. et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SCIVOLETTO, S. et al. 1999 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 8 Português

Resumo

OBJETIVO: Estudar a relação entre o consumo de substâncias psicoativas e o comportamento sexual de estudantes de uma escola pública de segundo grau na cidade de São Paulo. MATERIAL E MÉTODOS: Foram colhidos 689 questionários, que foram respondidos por alunos com idades entre 13 e 21 anos. Os questionários continham questões sobre o consumo de substâncias psicoativas e comportamento sexual. Assim, comparou-se as diferenças de comportamento sexual entre os usuários e os não usuários de drogas. RESULTADOS: Os usuários de drogas ilícitas (n=366) referiram: maior história de relação sexual completa: 80,8% dos usuários contra 57,6% dos não usuários (n=305), (p< 0,001); início mais precoce da atividade sexual (média de 15,2 anos entre os usuários contra 15,7 anos dos não usuários, p<0,05); mais pagamento por sexo (31,1% entre os usuários contra 15% dos não usuários, p<0,001); e tendência a menor uso de preservativos (56,8% entre os usuários contra 65,3% dos não usuários, p<0,10). Estes resultados também se repetiram quando foi estudado cada tipo de droga separadamente e a associação de diferentes tipos de drogas. CONCLUSÕES: A freqüência de uso de drogas não alterou o comportamento sexual. As substâncias que apresentaram associação com mais comportamento sexual de risco foram o álcool e a maconha. O uso de crack esteve associado com início precoce de vida sexual.

Palavras Chave Adolescentes; drogas; comportamento sexual; doenças sexualmente transmissíveis
Link Artigo em periódico
Referência para Citação SCIVOLETTO, S. et al. Relação entre consumo de drogas e comportamento sexual de estudantes de 2o grau de São Paulo. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 1999, vol.21, n.2, pp. 87-94.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar