CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Raciocínio moral e uso abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes

por LEPRE, R. M.; MARTINS, R. A. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
LEPRE, R. M.; MARTINS, R. A. 2009 São Paulo São paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru e São José do Rio Preto - São paulo São Paulo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bauru e São José do Rio Preto

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 6 Português

Resumo

O uso abusivo de álcool por adolescentes é uma questão que preocupa os envolvidos com a educação, uma vez que as consequências desse fato podem gerar sérios prejuízos ao processo ensino-aprendizagem e ao adolescente que abusa. Com o objetivo de contribuir para o debate na busca de uma intervenção efetiva que possa ser utilizada, sobretudo nas escolas, procuramos detectar a possível relação entre uso abusivo de álcool e raciocínio moral. Para tanto, participaram alunos do ensino médio de uma escola pública, selecionados por meio da aplicação do AUDIT (The Alcohol Use Disorder Identification Test), que posteriormente foram entrevistados, conforme a Moral Judgement Interview (MJI) proposta por Kohlberg. Os resultados obtidos revelam níveis e estágios morais aquém dos esperados. Concluímos que a prevenção pode ser pensada por meio da Educação Moral como uma proposta de intervenção efetiva contra o uso abusivo de álcool e outras drogas.

Palavras Chave Adolescência, Abuso de álcool, Desenvolvimento moral
Link Artigo em periódico
Referência para Citação LEPRE, R. M.; MARTINS, R. A. Raciocínio moral e uso abusivo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 39-45.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar