CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Aspectos familiares de meninas adolescentes dependentes de álcool e drogas

por GUIMARAES, A. B. P.; HOCHGRAF, P. B..; BRASILIANO, S.; INGBERMAN, Y. K. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
GUIMARAES, A. B. P.; HOCHGRAF, P. B..; BRASILIANO, S.; INGBERMAN, Y. K. 2009 São Paulo Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade de São Paulo - USP São Paulo Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral 5 Português

Resumo

CONTEXTO: O consumo de drogas entre adolescentes tem sido alvo de várias pesquisas nos últimos anos. Sabe-se que a família pode ser um fator tanto de proteção quanto de risco para o uso de substâncias nessa fase. OBJETIVO: O presente artigo é uma revisão da literatura sobre o tema família de adolescentes abusadoras e/ou dependentes de substâncias psicoativas, a fim de levantar quais dados a literatura já dispõe sobre esse assunto com o intuito de capacitar profissionais da área da saúde na atuação clínica bem como na prevenção desta síndrome. MÉTODOS:Revisão bibliográfica no sistema MedLine? (Index Medicus), ScieLO? , PubMed? , a partir das seguintes palavras-chave: adição, abuso de drogas, meninas, adolescência e família. RESULTADOS:Observou-se que essas famílias em sua maioria possuem características disfuncionais como laços familiares conflitivos, pouca proximidade entre os membros, falta de uma hierarquia bem definida e pais que não dão exemplo positivo quanto ao uso de drogas. Diferenças entre gêneros também são apontadas: meninas necessitam maior apoio familiar que os meninos como fator protetor do envolvimento com grupo de pares desviantes. As meninas também são tão sensíveis ao abuso psicológico quanto ao físico, diferentemente dos meninos que consideram pior o abuso físico. Destaca-se ainda que a presença de relações de apoio com irmãs mais velhas é fator protetor para o abuso de substâncias em meninas. Outros temas, como transmissão transgeracional e estilo parental, também são abordados. CONCLUSÕES:Conclui-se que este tema é pouco explorado na literatura, principalmente no que se refere a estudos que abordem isoladamente a relação entre meninas e dependência.

Palavras Chave Família; Adolescência; Meninas; Álcool; Drogas
Link Artigo em periódico
Referência para Citação GUIMARAES, A. B. P.; HOCHGRAF, P. B..; BRASILIANO, S.; INGBERMAN, Y. K. Aspectos familiares de meninas adolescentes dependentes de álcool e drogas. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2009, vol.36, n.2, pp. 69-74.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar