CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Ensino aprendizagem na prática da redução de danos.

por PAES, Paulo Cesar Duarte em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PAES, Paulo Cesar Duarte 2006 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
| Universidade Federal de São Carlos
São Paulo Universidade Federal de São Carlos/ Centro de Educação e Ciências Humanas/ Programa de Pós-graduação em Educação

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral 329 Português

Resumo

Os problemas decorrentes do uso de drogas têm sido objeto de diferentes políticas públicas de saúde, dentre as quais destaca-se a redução de danos, que visa evitar doenças e danos físicos e sociais e desenvolver junto aos usuários o controle sobre o uso de drogas. A redução de danos aceita que os usuários continuem fazendo uso de drogas, ao contrário do modelo tradicional que exige a abstinência. Os Programas de Redução de Danos PRDs - atuam capacitando usuários de drogas, profissionais de saúde e outras pessoas da comunidade para abordarem os grupos de usuários nos seus locais de uso e de convivência cotidiana, através de atividades educativas. O objetivo desta tese é investigar o processo de ensino e aprendizagem que se estabelece entre os redutores de danos e os usuários de drogas de dois PRDs que atuam na região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai, que atendem usuários que compõem o exército industrial de reserva. Foram realizados grupos focais, entrevistas individuais com sete redutores e nove usuários e um levantamento de informações documentais prévias. A fundamentação sócio-histórica nos levou à escolha das categorias: atividade; sentido; significado; conceitos científicos e espontâneos; alienação e práxis. Uma primeira análise demonstrou a relevância e a eficácia da prática educativa da redução de danos proporcionando junto aos usuários: o controle sobre o uso de drogas, a interação com a família e a comunidade e mais cuidados com a saúde. Quando fundamentamos a análise nas categorias teóricas evidenciou-se que a pratica educativa de redução de danos centrou-se nos aspecto espontâneos e cotidianos, restritos ao meio imediato, não objetivando a apreensão da totalidade das relações sociais, reproduzindo os próprios danos sociais que combate.

Palavras Chave Educação comunitária, Redução de danos, Alienação (Psicologia social), Ensino aprendizagem
Link ARTIGO
Referência para Citação PAES, Paulo Cesar Duarte. Ensino aprendizagem na prática da redução de danos. Tese de Doutorado. Universidade de São Carlos. UFSCAR, 2006
Observação Material linkado com o Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações - Bilblioteca Digital da UFSCAR.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar