CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O sub-relato e fatores correlacionados ao uso de cocaína e maconha no terceiro trimestre de gestação em adolescentes grávidas.

por BESSA, Marco Antonio do Socorro Marques Ribeiro em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
BESSA, Marco Antonio do Socorro Marques Ribeiro 2010 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de São Paulo São Paulo Universidade Federal de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Tese de Doutorado Texto integral   Português

Resumo

O uso de drogas por adolescentes grávidas é um grave problema de saúde pública, tanto pelas conseqüências provocadas na saúde da mãe quanto na do recémnato. Por isso a identificação correta dos casos e dos fatores correlacionados ao uso de drogas nessa população são importantes para o entendimento desse fenômeno, para a identificação das adolescentes em alto risco para essa condição e para o auxílio do desenvolvimento de possíveis políticas públicas de prevenção e de tratamento adequado desses casos. Objetivos: 1) Verificar a validade do auto-relato do uso de drogas por adolescentes grávidas, através da comparação de suas respostas a uma entrevista estruturada sobre o seu consumo de cocaína e maconha durante a gravidez com o teste de seus fios de cabelo. 2) Investigar, em uma população de gestantes adolescentes de uma maternidade pública de São Paulo, Brasil, a associação entre o consumo de cocaína e maconha durante a gravidez com distúrbios psiquiátricos, status social e história sexual. Métodos: Mil adolescentes grávidas foram entrevistadas por meio do Composite International Diagnostic Interview no centro obstétrico de um hospital público de São Paulo, foram submetidas ao teste de cabelo para identificar o uso de maconha e de cocaína e responderam a um questionário complementar com informações demográficas e socioeconômicas, de comportamento sexual e de exposição à violência. Resultados: Das 1000 pacientes entrevistadas 6% consumiram drogas durante o terceiro trimestre da gravidez (maconha: 4,0%, cocaína: 1,7%, ambos: 0,3%). Quanto aos fatores correlacionados na população de adolescentes grávidas avaliada, ter três ou mais parceiros sexuais na vida está significativamente associado ao uso de maconha ou cocaína durante a gestação. Esta associação sugere que programas de intervenção específicos devem ser dirigidos a essas jovens. As associações com os Transtornos Somatoforme, Bipolar e de Estresse Pós-traumático sugerem que o uso de drogas pode ser uma tentativa de escapar da rude realidade da vida e os transtornos psiquiátricos são mais um tipo de problema que podem ocorrer, agravando essa realidade. Conclusão: Esse estudo, através de dados obtidos a partir de entrevistada estruturada e exames de confirmação biológica aplicados a uma amostra grande contribui para a obtenção de informações sobre o sub-relato de uso de drogas no terceiro trimestre da gestação de adolescentes e dos fatores correlacionados ao uso drogas por adolescentes grávidas, colaborando para o conhecimento que pode orientar a organização de políticas públicas para a prevenção desse grave problema de saúde pública.

Palavras Chave Sub-relato, Fatores correlacionados, Gravidez na adolescência, Cocaína, Maconha, Psiquiatria
Link ARTIGO
Referência para Citação BESSA, Marco Antonio do Socorro Marques Ribeiro. O sub-relato e fatores correlacionados ao uso de cocaína e maconha no terceiro trimestre de gestação em adolescentes grávidas. Tese de Doutorado. Universidade Federal de São Paulo, 2010
Observação Material linkado com o sistema de publicação eletronica de teses e dissertações da Unifesp


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar