CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Entre a cultura do controle e o controle cultural : um estudo sobre práticas tóxicas na cidade de Porto Alegre

por ALVES, Marcelo Mayora em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ALVES, Marcelo Mayora 2010 Porto Alegre Porto Alegre

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/ Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Dissertação de Mestrado Outro 17 Português

Resumo

A presente dissertação, realizada junto à linha de pesquisa Criminologia e Controle Social, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, pretendeu analisar as práticas tóxicas, a constituição dos desvios relacionados a tais práticas e o controle penal dos usos de drogas. Tendo como referencial teórico a teoria interacionista do desvio, sobretudo a obra de Howard Becker, o trabalho buscou reaproximar a criminologia das análises micro, bem como dos estudos culturais, para situar cada prática tóxica e cada discurso sobre tal prática no contexto em que emergem. O objetivo foi encontrar os significados atribuídos aos diferentes usos de drogas, bem como os espaços simbólicos que ocupam, individual e coletivamente, à luz das características da contemporaneidade. Para tanto, tomou-se como campo a cidade de Porto Alegre e alguns contextos nos quais ocorre o uso de drogas. Além disso, considerando que algumas substâncias com potencial de gerar estados alterados de consciência submetem-se ao regime proibicionista, realizou se pesquisa de campo nos Juizados nos quais os casos de posse de drogas para consumo são julgados, de maneira a diagnosticar e a criticar as respostas penais atualmente adotadas e seus efeitos sociais.

Palavras Chave direito, toxicologia, controle social, direito penal, drogas, direito
Link ARTIGO
Referência para Citação ALVES, Marcelo Mayora. Entre a cultura do controle e o controle cultural : um estudo sobre práticas tóxicas na cidade de Porto Alegre. Dissertação de Mestrado. 17 f. Programa de Pós-graduação em Ciências Criminais/ Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais/ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Observação Material linkado com a biblioteca digital da PUCRS. - O artigo só contem a introdução e as Considerações Finais da dissertação.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar