CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

GÊNERO E DROGAS Contribuições para uma atenção integral à saúde

por MORAES, M.; CASTRO, R.; PETUCO, D. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MORAES, M.; CASTRO, R.; PETUCO, D. 2011    

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Universidade Federal de Pernambuco Pernambuco Instituto PAPAI

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Livro Texto integral 120 Português

Resumo

Esta publicação é resultado de um processo coletivo de reflexão e produção sobre os temas de gênero e usos de drogas e tem como objetivo contribuir para promoção da integralidade na atenção às pessoas que usam álcool e outras drogas, no contexto do Sistema Único de Saúde brasileiro. É um material que oferece textos e atividades práticas sobre distintos temas relacionados à atenção integral à saúde das pessoas que usam drogas, como uma forma de preparar para a adoção de um olhar de gênero sobre a questão. Ajuda a reconhecer especificidades de gênero que marcam as relações das pessoas com as drogas, assim como a compreender e transformar as práticas em saúde relacionadas e orientadas pelas construções de gênero. Nosso foco último é a visibilização das questões de gênero relacionadas à socialização dos homens, fundadas em práticas e valores que ampliam a vulnerabilidade dessa população frente à infecção pelo HIV/Aids e outras doenças de transmissão sanguínea e sexual, à violência (como agentes ou vítimas) e às relações problemáticas com distintas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Palavras Chave 1. Política – Democracia – Movimentos sociais. 2. Gênero – Sexualidade – Raça – Idade. 3. Drogas
Link Livro
Referência para Citação Gênero e drogas: contribuições para uma atenção integral à saúde/ Maristela Moraes, Ricardo Castro, Dênis Petuco (Org.). Recife: Instituto PAPAI, 2011. (Série Homens e Políticas Públicas).
Observação Material linkado da Universidade Autonoma de Barcelona.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar