CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Percepción de tentaciones de uso de drogas en personas que reciben tratamiento

por AGUILAR, Lucio Rodríguez and PILLON, Sandra Cristina em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
AGUILAR, Lucio Rodríguez and PILLON, Sandra Cristina 2005 Ribeirão Preto  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 8 Espanhol

Resumo

O objetivo foi investigar as principais circunstancias que geram tentações para o uso de drogas em pacientes que receberam tratamento, a relação com o tempo de tratametno e o uso atual de drogas. Este é um estudo descritivo correlacional, a amostra foi não probabilistica convencional por cota, com 61 participantes. O intrumento Escala de Tentaciones de Uso de Drogas com consistência interna de .93. As principais circunstâncias que geraram tentação para o uso de drogas foi estar em locais onde todos usam drogas, estar com alguém que usa drogas, ir às festas com os amigos, observar alguien usando e disfrutam as drogas. Para o menor tempo de tratamento foi percebido as maiores tentación para o uso de drogas. Aqueles que refiriram consumir algum tipo de droga relataram médias mais altas de tentação que aqueles que não consomem. Os que indicaram como droga de impacto a maconha e outras drogas ilícitas, mostraram maior tentação ao uso de drogas.

Palavras Chave drogas ilícitas; reabilitação; epidemiologia
Link Artigo
Referência para Citação AGUILAR, Lucio Rodríguez and PILLON, Sandra Cristina. Percepción de tentaciones de uso de drogas en personas que reciben tratamiento. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe, pp. 790-797. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar