CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Characteristics of male and female injecting drug users of the AjUDE? -Brasil II Project.

por CINTRA, Ana Maria de Oliveira; CAIAFFA, Waleska Teixeira; MINGOTI, Sueli Aparecida. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
CINTRA, Ana Maria de Oliveira; CAIAFFA, Waleska Teixeira; MINGOTI, Sueli Aparecida. 2006 Minas Gerais Vários

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Cadernos de Saúde Pública Rio de Janeiro Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 12 Inglês

Resumo

Este estudo teve como objetivo comparar homens e mulheres usuários de drogas injetáveis (UDIs) quanto ao perfil sócio-demográfico e aspectos da iniciação ao uso de droga injetável. Constou de estudo transversal, multicêntrico, realizado entre 2000/2001, em seis Programas de Redução de Danos brasileiros. Foram entrevistados 146 mulheres e 709 homens, com médias de idades de 29,5 e 28,3 anos, respectivamente. Ambos os grupos iniciaram o uso de drogas injetáveis com idades semelhantes, 18,6 e 19,3 anos, respectivamente para mulheres e homens, porém elas foram mais freqüentemente iniciadas por parceiros sexuais na obtenção da droga, seringas e no ato de injeção. Comparadas aos homens, mulheres relataram significativamente mais parcerias sexuais regulares (83% versus 72%); menos eventuais (39% versus 58%), maior uso de drogas injetáveis com seus parceiros, além da "troca" de sexo por drogas. Entre HIV-soropositivos, mulheres apresentaram menor escolaridade, tiveram mais chance de contar com a participação de parceiro sexual em sua iniciação com drogas injetáveis, além de relatarem mais freqüentemente parceiros sexuais que usavam esse tipo de droga. As mulheres UDIs apresentaram aspectos comportamentais sugestivos de maior vulnerabilidade à infecção pelo HIV do que os homens.

Palavras Chave Uso Indevido de Drogas Parenterais; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Redução do Dano
Link Artigo
Referência para Citação CINTRA, Ana Maria de Oliveira; CAIAFFA, Waleska Teixeira; MINGOTI, Sueli Aparecida and PROJETO AJUDE-BRASIL II. Characteristics of male and female injecting drug users of the AjUDE? -Brasil II Project. Cad. Saúde Pública [online]. 2006, vol.22, n.4, pp. 791-802. ISSN 0102-311X.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar