CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

El consumo de drogas y su tratamiento desde la perspectiva de familiares y amigos de consumidores – Guatemala.

por DIAZ C, Jorge Bolívar et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
DIAZ C, Jorge Bolívar et al. 2009   Guatemala

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

Na Guatemala, a maioria das pessoas dependentes, afetadas pelo problema, é composta por multiusuários. A cocaína e maconha, seguidas por benzodiazepínicos, são as drogas de maior abuso. Este estudo quantitativo e qualitativo descreve a perspectiva das famílias e dos membros das famílias dos dependentes sobre o uso de drogas ilegais, em sete países latino-americanos. Dos respondentes, 46% entende que o consumo de droga é questão de decisão pessoal. Também reconhecem a família como o fator mais importante para a proteção. Os amigos que usam drogas e a pressão dos pares foram identificados como os principais fatores de risco. A população reconhece que a resposta dos serviços de saúde é insuficiente, não há disponibilidade de iniciativas preventivas e as abordagens existentes são consideradas inadequadas. Esses resultados ressaltam a necessidade de mais estudos para atualizar o conhecimento sobre o problema da droga na Guatemala. É necessário realizar, no futuro, estudos qualitativos e quantitativos sobre esse tema.

Palavras Chave drogas ilícitas; relações familiares; família
Link Artigo
Referência para Citação DIAZ C, Jorge Bolívar et al. El consumo de drogas y su tratamiento desde la perspectiva de familiares y amigos de consumidores: Guatemala. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 824-830. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar