CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Avaliação de ações educativas sobre consumo de drogas e juventude: a práxis no trabalho e na vida.

por SOARES, Cássia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; BERTO, Juliana Sette and PEREIRA, Érica Gomes. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOARES, Cássia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; BERTO, Juliana Sette and PEREIRA, Érica Gomes. 2011 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Trabalho, Educação e Saúde Rio de Janeiro Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 20 Português

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como conhecimentos sobre consumo de drogas e juventude foram incorporados às práticas sociais de participantes de oficinas para debate, sensibilização e instrumentalização de trabalhadores de instituições sociais, ocorridas há três anos. Foram realizadas 13 entrevistas, utilizando-se roteiro com questões sobre: temas discutidos e estratégias utilizadas, contribuição para o desenvolvimento pessoal e profissional, análise de situações-problema. Os resultados indicaram que os participantes desenvolvem práticas no trabalho e na vida caracterizadas por compreender a rede de causalidade imbricada no consumo de drogas, que envolve reflexões sobre mercadorização da droga, problemas decorrentes da criminalização e do mercado de trabalho. Foram também discutidos valores contemporâneos e dificuldades da família e da escola na socialização dos jovens. Nessa direção, observam-se cuidados para compor discursos que não culpabilizem os usuários. Preferir-se-ia uma atitude de compreensão e diálogo diante das situações-problema colocadas. Embora haja discursos que oscilem, entre formas hegemônicas e críticas de apreensão do problema, é possível perceber que a compreensão mais geral remete ao complexo sistema de produção, consumo e distribuição de psicoativos e à busca de soluções sociais ampliadas. As práticas sociais desenvolvidas, no entanto, evidenciaram ausência de políticas públicas para o enfrentamento do problema.

Palavras Chave avaliação de programas e projetos de saúde; educação; usuários de drogas; juventude.
Link Artigo
Referência para Citação SOARES, Cássia Baldini; CAMPOS, Célia Maria Sivalli; BERTO, Juliana Sette and PEREIRA, Érica Gomes. Avaliação de ações educativas sobre consumo de drogas e juventude: a práxis no trabalho e na vida. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.1, pp. 43-62. ISSN 1981-7746.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar