CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Redução de danos: análise das concepções que orientam as práticas no Brasil.

por SANTOS, Vilmar Ezequiel dos; SOARES, Cássia Baldini  and  CAMPOS, Célia Maria Sivalli. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SANTOS, Vilmar Ezequiel dos; SOARES, Cássia Baldini  and  CAMPOS, Célia Maria Sivalli. 2010 São Paulo Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Physis: Revista de Saúde Coletiva Rio de Janeiro Instituto de Medicina Social da UERJ

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 21 Português

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar as concepções que orientam as práticas de Redução de Danos (RD) no Brasil. Selecionaram-se 46 publicações nacionais, de 1994 a 2006, tendo como referência principal a base de dados LILACS. Partindo das categorias centrais objeto (aquilo que se pretende transformar) e sujeito (para quem as ações são direcionadas), a análise mostrou que a RD apresenta-se de maneira bastante heterogênea, com a unidade objeto-sujeito representada por diferentes equações: dependência-dependente; doenças transmissíveisusuários de droga das populações marginalizadas e excluídas; consumo-usuário de drogas; moradores-modo de vida de uma dada "comunidade"; riscos sociais e população em geral; e produção, comércio e consumo de Substâncias Psicoativas (SPA)-classe social. Pode-se concluir que as diferentes concepções de RD expressam tendências que vão se constituindo no Brasil como respostas aos problemas relacionados ao complexo fenômeno do consumo de drogas, e significam o envolvimento de diversas áreas e a ampliação do debate teórico.

Palavras Chave Redução de danos, drogas de abuso, análise qualitativa.
Link Artigo
Referência para Citação SANTOS, Vilmar Ezequiel dos; SOARES, Cássia Baldini  and  CAMPOS, Célia Maria Sivalli. Redução de danos: análise das concepções que orientam as práticas no Brasil. Physis[online]. 2010, vol.20, n.3, pp. 995-1015. ISSN 0103-7331.
Observação Material "linkado" com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar