CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Percepções de famílias de baixa renda sobre o uso de drogas por um de seus membros.

por MARTINS, Mayra; SANTOS, Manoel Antonio dos  and  PILLON, Sandra Cristina. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MARTINS, Mayra; SANTOS, Manoel Antonio dos  and  PILLON, Sandra Cristina. 2008   São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem. São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Português

Resumo

Famílias que vivem em situação de exclusão social são vulneráveis a problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. O objetivo deste estudo é identificar a percepção do uso de drogas entre familiares que vivem em situação de pobreza extrema, participantes de um grupo socioeducativo da periferia de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Foi realizado estudo do tipo survey, segundo enfoque quantitativo, com 70 familiares participantes dos grupos socioeducativos do Programa de Atenção Integral à Família. Os resultados indicam que 67(95,7%) são casados, com idade média de 37 anos, e a maioria possui ensino fundamental incompleto, estão desempregados e 55(78,6%) possuem algum familiar que faz uso do álcool, 52(74,3%) do cigarro e 23(32,9%) algum tipo de droga ilícita. A convivência com um familiar usuário de drogas é percebida como problema que desperta sentimento de revolta, mas também conformismo, nos demais familiares.

Palavras Chave Drogas ilícitas; família; pobreza; desenvolvimento; fatores de risco
Link Artigo
Referência para Citação MARTINS, Mayra; SANTOS, Manoel Antonio dos  and  PILLON, Sandra Cristina. Low-income families' perceptions on the use of drugs by one of their members. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 293-298. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar