CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A interferência do contexto assistencial na visibilidade do consumo de drogas por mulheres.

por OLIVEIRA, Jeane Freitas de; PAIVA, Mirian Santos  and  VALENTE, Camila Motta Leal. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OLIVEIRA, Jeane Freitas de; PAIVA, Mirian Santos  and  VALENTE, Camila Motta Leal. 2007 Bahia Salvador - Bahia

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 7 Português

Resumo

Considerando a crescente demanda por assistência à drogadição feminina e sua internacionalmente reconhecida especificidade, este estudo qualitativo, realizado em Salvador-Ba, no período de outubro/2003 a setembro/2004, com profissionais de saúde, propõe investigar se o contexto assistencial em que eles se encontram interfere na visibilidade do consumo feminino de drogas. Através da observação participante e da análise de conteúdo de entrevistas com dezenove profissionais, revelaram-se situações específicas quanto à visibilidade de mulheres usuárias de acordo com o local de atendimento ("instituição" versus "rua"). Diferenças na percepção da demanda, tipo de droga utilizado, idade, papéis sociais desempenhados e influência do parceiro para início e manutenção do consumo de drogas demonstraram que o contexto assistencial influencia na representação daqueles profissionais sobre as usuárias de drogas, o que pode interferir nas estratégias assistenciais implementadas. Recomenda-se a articulação entre os dois contextos assistenciais na unidade estudada e desta com outros serviços de saúde.

Palavras Chave Transtornos relacionados ao uso de substâncias; mulheres; assistência à saúde; identidade de gênero
Link Artigo
Referência para Citação OLIVEIRA, Jeane Freitas de; PAIVA, Mirian Santos  and  VALENTE, Camila Motta Leal. The interference of the care context with the visibility of the drug consumption by women. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2007, vol.15, n.2, pp. 247-252. ISSN 0104-1169. 
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar