CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

O uso de drogas no Brasil: comparação de dois levantamentos domiciliares: 2001 e 2004.

por FONSECA, Arilton Martins; GALDUROZ, José Carlos Fernandes; NOTO, Ana Regina  and  CARLINI, Elisaldo Luiz de Araújo. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
FONSECA, Arilton Martins; GALDUROZ, José Carlos Fernandes; NOTO, Ana Regina  and  CARLINI, Elisaldo Luiz de Araújo. 2010   Brasil

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Ciência & Saúde Coletiva   Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 8 Inglês

Resumo

O CEBRID realizou duas pesquisas domiciliares sobre drogas no Brasil, uma em 2001 e uma em 2004, permitindo, pela primeira vez, uma comparação usando a mesma metodologia. O universo estudado correspondeu à população brasileira que vive nas 107 cidades brasileiras com mais de 200.00 habitantes. 8,589 pessoas foram entrevistadas na primeira pesquisa realizada em 2001 e 7,939 pessoas, na segunda. Os dados sobre a prevalência mostraram que houve um aumento significativo do uso na vida de drogas psicotrópicas (inclusive para o tabaco e o álcool). Em 2001, 19,4% dos entrevistados relataram ter usado algum tipo de droga e, em 2004, foi 22,8% de uso na vida de drogas, um aumento estatisticamente significativo. Verificou-se também um aumento estatisticamente significativo no uso na vida de álcool e tabaco na comparação entre os dois levantamentos.

Palavras Chave Pesquisa domiciliar, Drogas psicotrópicas, Álcool, Tabaco, Brasil
Link Artigo
Referência para Citação FONSECA, Arilton Martins; GALDUROZ, José Carlos Fernandes; NOTO, Ana Regina  and  CARLINI, Elisaldo Luiz de Araújo. Comparison between two household surveys on psychotropic drug use in Brazil: 2001 and 2004. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 663-670. ISSN 1413-8123.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar