CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Comportamentos de risco ao HIV em utilizadores de heroína em um distrito português: estudo qualitativo.

por MARSDEN, Vanessa Fabiane Machado Gomes. Comportamentos de risco ao HIV em utilizadores de heroína em um distrito português: estudo qualitativo. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 138-144. ISSN 0101-8108. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
MARSDEN, Vanessa Fabiane Machado Gomes. Comportamentos de risco ao HIV em utilizadores de heroína em um distrito português: estudo qualitativo. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 138-144. ISSN 0101-8108. 2009 Portugal Portugal

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Português

Resumo

OBJETIVO: Explorar relatos de utilizadores de heroína sobre seus comportamentos de risco para transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no distrito de Vila Real, Portugal, já que a heroína é a droga predominante no que se refere ao uso problemático de drogas em Portugal, e 48% de todas as notificações de infecção por HIV no país são associadas à dependência de drogas. MÉTODO: Utilizadores de heroína recebendo tratamento ambulatorial para dependência em clínica pública foram selecionados aleatoriamente e convidados a participar do estudo. A coleta de dados foi realizada através de entrevista qualitativa semiestruturada, desenvolvida para explorar os relatos dos participantes sobre seu comportamento de risco associado ao uso de heroína. RESULTADOS: Vinte e cinco entrevistas foram realizadas. A idade média foi de 32 anos, e 92% eram homens. Os participantes relataram um tempo médio de uso de heroína de 14,7 anos, e 64% deles mencionaram uso diário da droga. Dois terços relataram uso de heroína e 16% referiram uso intravenoso da droga nos 30 dias anteriores à entrevista. 75% referiram compartilhamento de seringas ou parafernália de injeção. Front-loading ou back-loadingforam técnicas comuns e não reconhecidas como comportamento de risco. 84% referiram ter sido testados anteriormente para o HIV. CONCLUSÕES: O desenvolvimento de melhores programas de prevenção ao HIV para este grupo de risco é essencial através do uso de informações sobre movimentos demográficos e padrões de comportamento de utilizadores de heroína, abordando seus comportamentos de risco nas práticas sexuais e no compartilhamento de parafernália de injeção.

Palavras Chave HIV, comportamento de risco, heroína, Portugal, uso de substância por via intravenosa.
Link Artigo
Referência para Citação MARSDEN, Vanessa Fabiane Machado Gomes. Comportamentos de risco ao HIV em utilizadores de heroína em um distrito português: estudo qualitativo. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2009, vol.31, n.3, pp. 138-144. ISSN 0101-8108.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar