CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Adolescentes, drogas e AIDS: avaliação de um programa de prevenção escolar.

por SOARES, Cássia Baldini and JACOBI, Pedro Roberto. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SOARES, Cássia Baldini and JACOBI, Pedro Roberto. 2000 São Paulo São Paulo

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Cadernos de Pesquisa. São Paulo Fundação Carlos Chagas

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 25 Português

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar um projeto de prevenção de drogas e Aids desenvolvido nas escolas públicas estaduais de São Paulo. A análise foi desenvolvida considerando-se a diversidade e a complexidade do uso contemporâneo de drogas e o papel da escola, como uma agência de socialização, ambos historicamente determinados. As concepções analisadas são concepções sobre drogas; a relação entre drogas e Aids - como um dos eventos vinculados ao processo saúde-doença; e concepções e objetivos da prevenção. A análise é baseada em documentos e nos depoimentos dos supervisores do projeto, professores treinados pelo projeto e estudantes que participaram das atividades. O estudo encaminha conclusões que implicam o ordenamento das políticas públicas de prevenção relacionadas a droga e Aids.

Palavras Chave Drogas, AIDS, escolas públicas, adolescência
Link Artigo
Referência para Citação SOARES, Cássia Baldini and JACOBI, Pedro Roberto. Adolescentes, drogas e AIDS: avaliação de um programa de prevenção escolar. Cad. Pesqui. [online]. 2000, n.109, pp. 213-237. ISSN 0100-1574.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar