CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Fatores associados a perfusão cerebral anormal em dependentes de cocaína.

por SILVEIRA, Dartiu X da et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVEIRA, Dartiu X da et al. 2001 São Paulo  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Brasileira de Psiquiatria   Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Português

Resumo

OBJETIVO: Avaliar a relação entre o padrão de uso da cocaína e a perfusão cerebral de dependentes da substância. MÉTODOS: Estudou-se uma amostra de 30 dependentes de cocaína por meio de tomografia computadorizada por emissão de fóton único (single photon emission computed tomography – SPECT) com hexametil-propileno-amina-oxima, marcada com tecnécio 99 m (99 m-Tc-HMPAO), e comparou-se o padrão de perfusão cerebral com o padrão de consumo da droga. RESULTADOS: Dos dependentes, 80% apresentaram alterações de perfusão cerebral, focais ou difusas, com grau de intensidade variável. Não foram observadas diferenças de perfusão cerebral entre usuários de crack e usuários de cloridrato de cocaína. As alterações tomográficas tampouco permitiram distinguir os dependentes em abstinência dos dependentes na vigência do uso. Não foi possível evidenciar associação entre o relato da quantidade diária de droga utilizada e a perfusão cerebral dos pacientes. Entretanto, foi observada correlação entre o número de meses durante os quais os pacientes consumiram droga e o grau de comprometimento da perfusão cerebral (coeficiente de correlação de Spearman: r=0,45, p<0,05). CONCLUSÃO: Este estudo documenta a freqüência elevada de alterações funcionais cerebrais em dependentes de cocaína, estabelecendo a influência do tempo de consumo da droga no grau de comprometimento do fluxo cerebral dos pacientes.

Palavras Chave Cocaína, crack, drogas ilícitas, circulação cerebrovascular, SPECT.
Link Artigo
Referência para Citação SILVEIRA, Dartiu X da et al. Fatores associados a perfusão cerebral anormal em dependentes de cocaína. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2001, vol.23, n.1, pp. 9-14. ISSN 1516-4446.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar