CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Impacto das fases de intoxicação e de abstinência de álcool sobre a fobia social e o transtorno de pânico em pacientes alcoolistas hospitalizados

por TERRA, Mauro Barbosa; FIGUEIRA, Ivan and BARROS, Helena Maria Tannhauser. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
TERRA, Mauro Barbosa; FIGUEIRA, Ivan and BARROS, Helena Maria Tannhauser. 2004 Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul Porto Alegre - RS

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista do Hospital das Clínicas São Paulo Faculdade de Medicina / Universidade de São Paulo - FM/USP

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Apresentação em Evento Texto integral 6 Inglês

Resumo

OBJETIVO: Estudar o impacto das fases de intoxicação e de abstinência do uso de álcool sobre o curso da fobia social e do transtorno de pânico. MÉTODO: Um grupo de 41 pacientes hospitalizados por dependência de álcool foi entrevistado com o SCID-I (DSM-IV), adicionado de perguntas para detectar as flutuações no curso da fobia social e do transtorno do pânico em função das diferentes fases do uso da droga (intoxicação, abstinência e intervalo lúcido). RESULTADOS: Apenas um (2,4%) paciente, apresentou transtorno de pânico ao longo da vida e nove (21.9%) tiveram ataques de pânico na intoxicação ou na síndrome de abstinência. Dezesseis (39%) pacientes dependentes de álcool apresentavam fobia social, que iniciava-se antes de começar o uso de bebidas alcoólicas. No entanto, com o tempo, o álcool perdeu o efeito de aliviar os sintomas da fobia social ou piorou estes sintomas em 31.2% dos pacientes fóbicos sociais. Enquanto os pacientes com fobia social relataram uma melhora significativa dos sintomas psiquiátricos na fase de intoxicação, os pacientes com pânico pioraram significativamente na fase de intoxicação. Na fase de abstinência, os pacientes com fobia social tenderam a piorar com maior freqüência. CONCLUSÃO: Nossos achados indicam que o impacto do álcool, na intoxicação, é diferente na fobia social, quando comparado com o pânico, diminuindo os sintomas fóbicos sociais a princípio e agravando-os posteriormente. No transtorno de pânico, o impacto da intoxicação pelo álcool é mais deletério, ao menos a curto prazo.

Palavras Chave Fobia social. Transtorno de pânico. Intoxicação. Abstinência. Abuso de álcool.
Link Artigo
Referência para Citação TERRA, Mauro Barbosa; FIGUEIRA, Ivan and BARROS, Helena Maria Tannhauser. Impact of alcohol intoxication and withdrawal syndrome on social phobia and panic disorder in alcoholic inpatients. Rev. Hosp. Clin. [online]. 2004, vol.59, n.4, pp. 187-192. ISSN 0041-8781.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar