CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A relação entre o uso de drogas e comportamentos de risco entre universitários brasileiros.

por PILLON, Sandra Cristina; O'BRIEN, Beverley and CHAVEZ, Ketty Aracely Piedra. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PILLON, Sandra Cristina; O'BRIEN, Beverley and CHAVEZ, Ketty Aracely Piedra. 2005 São Paulo / Equador Ribeirão Preto - SP

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 8 Português/Inglês

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever a relação existente entre o uso de drogas e comportamentos de risco entre universitários do primeiro ano de graduação da Universidade de São Paulo-Ribeirão Preto. O Youth Risk Behavior Survey (YRBS) é um questionário anônimo que foi utilizado para a coleta de dados. A amostra foi composta por 200 (100%) alunos de primeiro ano. Destes, (50%) eram homens e (50%) mulheres, com idade entre 18 e 26 anos. Os resultados mostraram a presença do uso recreacional de substâncias psicoativas, com as mulheres bebendo dentro dos limites de baixo risco e os homens mais pesadamente. Para o uso de drogas ilícitas, os resultados foram em menor proporção para ambos os sexos. Os homens dirigem mais sob efeito do álcool que as mulheres e estiveram mais envolvidos em brigas com amigos e polícia do que as mulheres. Em relação aos comportamentos sexuais, os homens tiveram relações em maior número, com um número maior de parceiras e com menor proteção e sob efeito de álcool. Este estudo conclui que o gênero está associado com o uso recreacional de drogas, bem como outros comportamentos de riscos entre estudantes universitários.

Palavras Chave estudantes; fatores de risco; drogas ilícitas
Link Artigo em português / Artigo em inglês
Referência para Citação PILLON, Sandra Cristina; O'BRIEN, Beverley and CHAVEZ, Ketty Aracely Piedra. The relationship between drugs use and risk behaviors in brazilian university students. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe2, pp. 1169-1176. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar