CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

La violencia intrafamiliar, el uso de drogas en la pareja, desde la perspectiva de la mujer maltratada

por VAIZ BONIFAZ, Rosa G.  and  NAKANO, Ana Marcia Spanó. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VAIZ BONIFAZ, Rosa G.  and  NAKANO, Ana Marcia Spanó. 2004 São Paulo, Peru Lima - Peru

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Espanhol

Resumo

O presente estudio tem a finalidade de fazer visivel a violência que afeita as mulheres, tendo como elementos principais a atitude violenta do agresor por ingesta de álcool e drogas. Os objetivos do presente estudo são conhecer os significados que a mulher atribui a violência; reconhecer os diferentes fatores relacionados aocorrência da violência intrafamiliar e identificar como é o processo de consumo de drogas no casal. O tipo de estudo é exploratorio e descritivo, foi utilizada a metodologia qualitativa, o recorte empírico o constituiu seis mulheres que realizam a denuncia na Comisaria de mulheres de Lima. Os hallazgos mostram que o tempo deunião oscilo entre dois meses e dezoito anos, acontecendo o maltrato em quasi o tempo todo da uniao. Com respeito ao tipo de violência sofrida a de maior magnitude foi a violencia fisica, a violência psicologica foi menor e a violência sexual nao foi referida. O dineiro e a siume foram referidos como foucos desencadenantes das discussões, as que estao asociadas ao uso de álcool e droga no agressor. As categorias emergentes foram: O tipo de violência sofrida pelas mulheres, o contexto da violência, a repercusao da violência sofrida pela mulher na sua saude e a reação da violência sofrida por meio do reclamo. As principais conclusões que temos é que a violência contra as mulheres é evidenciada como um tema social e sanitario, com repercusoes na morbi-mortalidade e qualidade de vida das mulheres, no campo da saude, é necesario reconhecer as mulheres em situação de violência, considerar como fatores de risco para o casal o consumo de álcool e drogas, as mulheres ocultam por vergonha a problemática que vivem, o pessoal da saude é capaz de diagnosticar a violência em seus diferentes formas, expresadas por queixas e a dor crônica sem causas aparentes.

Palavras Chave violência; família; enfermagem; preparações farmacêuticas
Link Artigo
Referência para Citação VAIZ BONIFAZ, Rosa G.  and  NAKANO, Ana Marcia Spanó. La violencia intrafamiliar, el uso de drogas en la pareja, desde la perspectiva de la mujer maltratada. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2004, vol.12, n.spe, pp. 433-438. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar