CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Prevalência do consumo de álcool, tabaco e entorpecentes por estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais

por PETROIANU, Andy et al em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
PETROIANU, Andy et al 2010 Minas Gerais, São Paulo Minas Gerais

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista da Associação Médica Brasileira   Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 4 Português/Inglês

Resumo

OBJETIVO: Verificar a prevalência do consumo de álcool, tabaco e entorpecentes por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e determinar fatores relacionados a esse consumo. MÉTODOS: Este trabalho foi realizado com estudantes de todos os anos do curso de Medicina, convidados a participar, de forma anônima, respondendo a um questionário autoaplicável, que foi previamente avaliado e adequado à realidade brasileira. Esse questionário foi estruturado com base no World Health Organization's Guidelines for Student Substance Use Survey e consistiu de 25 perguntas relacionadas ao uso de drogas. A comparação das médias foi por teste T de Student e as proporções foram avaliadas usando o teste Qui quadrado. RESULTADOS: Contato com bebidas alcoólicas ocorreu em 85,2% e com tabaco em 16,3% dos entrevistados. Dentre as drogas entorpecentes, a maconha foi consumida por 16,5%, LSD por 6,9%, ansiolíticos por 12%, estimulantes por 7,5% e solventes por 16,8% dos estudantes. Foi raro o consumo de cocaína, crack, opioides, xaropes ou anabolizantes. CONCLUSÃO: A droga mais consumida foi o álcool. Seu uso relacionou-se com o consumo de outras substâncias, sendo que a adesão a drogas ocorreu mais em estudantes solteiros, do sexo masculino, que moram longe da família e não dependem de si para seu sustento ou o de sua família.

Palavras Chave Estudantes de Medicina. Alcoolismo. Consumo de produtos derivados do tabaco. Entorpecentes.
Link Artigo
Referência para Citação PETROIANU, Andy et al . Prevalência do consumo de álcool, tabaco e entorpecentes por estudantes de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Rev. Assoc. Med. Bras.,  São Paulo,  v. 56,  n. 5,   2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302010000500019&lng=en&nrm=iso>. access on 16 Apr. 2012.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar