CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola.

por ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de and GHIZONI, Angela Carla. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de and GHIZONI, Angela Carla. 2012 Santa Catarina  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Interface - Comunicação, Saúde, Educação São Paulo Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 12 Português

Resumo

O álcool é a droga mais consumida em qualquer faixa etária e a sua utilização vem aumentando de forma significativa entre adolescentes. Este estudo qualitativo buscou refletir de que modo as representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas repercutem nas ações de prevenção na escola. Foram realizados grupos focais com professores do Ensino Fundamental II, de escolas públicas e particulares de Lages/SC, e entrevistas com gestores dessas instituições. Também foram realizadas observações de campo e análise documental dos projetos político-pedagógicos das escolas investigadas no ano de 2008. Os resultados da pesquisa apontaram que as representações sociais dos educadores é caracterizada por uma visão estigmatizante da adolescência e do uso de álcool e outras drogas nessa faixa etária. Esse fato dificulta o diálogo aberto sobre essa questão com os adolescentes e para uma atuação de prevenção nas escolas.

Palavras Chave Representações sociais. Educadores. Adolescência. Prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
Link Artigo
Referência para Citação ARALDI, Jossara Cattoni; NJAINE, Kathie; OLIVEIRA, Maria Conceição de  and  GHIZONI, Angela Carla. Representações sociais de professores sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas na adolescência: repercussões nas ações de prevenção na escola. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub Mar 06, 2012. ISSN 1414-3283
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar