CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Uso de álcool entre adolescentes escolares: um estudo-piloto.

por DALLO, Luana  and  MARTINS, Raul Aragão. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
DALLO, Luana  and  MARTINS, Raul Aragão. 2011 São Paulo Paraná

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Paidéia (Ribeirão Preto) São Paulo Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Periódico Texto integral   Português

Resumo

O uso de álcool entre adolescentes é um tema que preocupa profissionais da saúde pelos prejuízos acarretados e pela displicência da sociedade quanto ao uso desta droga por essa faixa etária. Este artigo analisa o consumo de álcool entre alunos do ensino médio de três escolas de Cascavel-PR. O instrumento utilizado foi o Alcohol Use Disordens Identification Test (AUDIT), além de levantamento de informações sobre o nível socioeconômico, religião e o beber problemático de familiar. O resultado mostrou que 34,7% dos estudantes bebem de maneira arriscada, não havendo diferenças significativas por escola, gênero e nível socioeconômico. Ter familiar que bebe foi considerado fator de risco e ter religião, fator protetor. Esta pesquisa pode alertar a sociedade paranaense para a necessidade de estudos mais amplos, com o objetivo de desenvolver políticas públicas que incluam projetos de prevenção e intervenção dirigidos à população jovem.

Palavras Chave adolescência, abuso de álcool, estudantes.
Link Artigo
Referência para Citação DALLO, Luana  and  MARTINS, Raul Aragão. Uso de álcool entre adolescentes escolares: um estudo-piloto. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.50, pp. 329-334. ISSN 0103-863X.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar