CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Perfil dos dependentes químicos atendidos em uma unidade de reabilitação de um hospital psiquiátrico.

por SILVA, Luiz Henrique Prado da et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
SILVA, Luiz Henrique Prado da et al. 2010 Paraná Paraná

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Escola Anna Nery Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 6 Português

Resumo

Pesquisa descritiva. Objetivo: caracterizar o perfil dos dependentes químicos atendidos na unidade de reabilitação de um hospital psiquiátrico.Participaram 30 dependentes químicos. Os dados foram coletados mediante entrevista. A faixa etária prevalente foi entre 26 e 33 anos: 50% estavam empregados; 77% perderam o emprego pelo menos uma vez pelo abuso de drogas; 80% tiveram episódios de separação relacionada com o uso de drogas; 11 participantes tinham diagnóstico de transtorno mental antes do internamento e, destes, 9 tentaram suicídio; 71% iniciaram o uso de drogas pelo álcool com maior prevalência na faixa etária dos 12 a 19 anos; 71% tiveram contato com a droga no meio familiar e 30% dos casos, por meio de amigos. O abuso dessas substâncias afeta pessoas em idade produtiva, adultos jovens, e prejudica o desempenho no trabalho e na relação familiar.

Palavras Chave Saúde Mental. Enfermagem. Drogas.
Link Artigo
Referência para Citação SILVA, Luiz Henrique Prado da et al . Perfil dos dependentes químicos atendidos em uma unidade de reabilitação de um hospital psiquiátrico. Esc. Anna Nery,  Rio de Janeiro,  v. 14,  n. 3, Sept.  2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452010000300021&lng=en&nrm=iso>. access on  16  Apr.  2012.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar