CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

A entrevista motivacional em adolescentes usuários de droga que cometeram ato infracional.

por ANDRETTA, Ilana  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
ANDRETTA, Ilana  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. 2011 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia: Reflexão e Crítica Rio Grande do Sul Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 9 Português

Resumo

A drogadição na adolescência é um problema de saúde publica com alto custo para a sociedade, e há uma relação direta entre este e o cometimento de ato infracional. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade da Entrevista Motivacional (EM) em adolescentes que cometeram ato infracional, usuários de drogas. Utilizou-se a Entrevista Motivacional no grupo experimental e no grupo controle a Psicoeducação. Participaram do estudo 48 adolescentes: 27 no grupo da EM e 21 no grupo da Psicoeducação. O grupo da EM diminuiu consumo de maconha e tabaco e o grupo da Psicoeducação diminuiu o consumo de maconha e álcool. Com relação aos estágios motivacionais, independente do grupo, observou-se redução na média da pré-contemplação. As técnicas apresentaram resultados positivos em relação à diminuição do consumo de drogas e da média de pré-contemplação, entretanto, não houve diferença significativa entre as duas.

Palavras Chave Entrevista motivacional; Psicoeducação; Adolescente infrator; Drogas.
Link Artigo
Referência para Citação ANDRETTA, Ilana  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. A entrevista motivacional em adolescentes usuários de droga que cometeram ato infracional. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 218-226. ISSN 0102-7972.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar