CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Atitudes dos pneumologistas brasileiros em face da dependência de nicotina: inquérito nacional.

por VIEGAS, Carlos Alberto de Assis; VALENTIM, Antonio Gabriel Teles; AMORAS, Jaene Andrade Pacheco  and  NASCIMENTO, Euler Junior Moreira. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
VIEGAS, Carlos Alberto de Assis; VALENTIM, Antonio Gabriel Teles; AMORAS, Jaene Andrade Pacheco  and  NASCIMENTO, Euler Junior Moreira. 2010 Brasília  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Jornal Brasileiro de Psneumologia   Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 4 Português/Inglês

Resumo

O tabagismo é uma condição médica por haver dependência de droga, devendo ser abordado por todos os profissionais de saúde como uma doença crônica. Objetivando conhecer a conduta dos pneumologistas brasileiros perante fumantes, realizamos um inquérito nacional, por meio da aplicação de um questionário via internet, enviado para 2.800 desses profissionais, com um retorno de 587 questionários (21%). Observamos que 3,2% dos respondedores não entendem o tabagismo como uma condição médica. Somente 14,7% responderam tratar o tabagismo, e 32,4% disseram encaminhar o fumante para outro colega tratá-lo. Os resultados sugerem que os pneumologistas brasileiros não têm conhecimento suficiente sobre as terapias de cessação do tabagismo.

Palavras Chave Médicos; Abandono do uso de tabaco; Tabagismo/terapia.
Link Artigo em Português / Artigo em Inglês
Referência para Citação VIEGAS, Carlos Alberto de Assis; VALENTIM, Antonio Gabriel Teles; AMORAS, Jaene Andrade Pacheco  and  NASCIMENTO, Euler Junior Moreira. Atitudes dos pneumologistas brasileiros em face da dependência de nicotina: inquérito nacional. J. bras. pneumol. [online]. 2010, vol.36, n.2, pp. 239-242. ISSN 1806-3713.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar