CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Estudo das habilidades sociais em adolescentes usuários de maconha.

por WAGNER, Marcia Fortes  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
WAGNER, Marcia Fortes  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. 2009 Rio Grande do Sul  

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Psicologia em Estudo Paraná Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 10 Português

Resumo

Esse estudo objetivou avaliar as habilidades sociais de adolescentes usuários de maconha e comparar seu desempenho com o de não-usuários. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidades Sociais – IHS;Screening Cognitivo do WISC-III e do WAIS-III, Inventários de Ansiedade e Depressão de Beck. A amostra constituiu-se de 98 adolescentes, com idades de 15 a 22 anos, dos quais 49 eram usuários de maconha e 49 não o eram. Os resultados mostraram maiores prejuízos no grupo de usuários de maconha no screening cognitivo e na presença de sintomas de ansiedade e depressão. Os achados evidenciaram diferenças estatísticas significativas no grupo de usuários de maconha, com um desempenho mais prejudicado no Fator 4 (auto-exposição a desconhecidos ou a situações novas) e no Fator 5 (autocontrole da agressividade em situações aversivas). Conclui-se que adolescentes usuários de maconha apresentam mais prejuízos nas habilidades do que adolescentes não usuários de substâncias.

Palavras Chave habilidades sociais, adolescentes, maconha.
Link Artigo
Referência para Citação WAGNER, Marcia Fortes  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Estudo das habilidades sociais em adolescentes usuários de maconha. Psicol. estud. [online]. 2009, vol.14, n.1, pp. 101-110. ISSN 1413-7372.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar