CETAD UFBA

"As drogas, mesmo o crack, são produtos químicos sem alma: não falam, não pensam e não simbolizam. Isto é coisa de humanos. Drogas, isto não me interessa. Meu interesse é pelos humanos e suas vicissitudes."
Antonio Nery Filho

Factores de protección relacionado al uso de drogas ilícitas: perspectiva crítica de familiares y personas cercanas a los usuarios de drogas, en la Ciudad de Guayaquil, Ecuador.

por OVIEDO RODRIGUEZ, Ruth Jakeline et al. em

« Voltar

Autor Ano Local de Publicação Local Tema
OVIEDO RODRIGUEZ, Ruth Jakeline et al. 2009 Equador, Canadá, Estado Unidos Equador

Instituição de Origem Estado Instituição Instituição Responsável
Revista Latino-Americana de Enfermagem São Paulo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Formato da Obra Formato Disponível Número de Páginas Idioma
Artigo em Magazine Texto integral 7 Espanhol

Resumo

O objetivo deste estudo foi determinar as perspectivas dos familiares e pessoas próximas sobre fatores protetores para o uso de drogas ilícitas, em um centro de saúde em Guayaquil. Estudo descritivo, transversal, que utilizou questionário em amostra composta por 100 indivíduos. Os dados foram obtidos a partir das pessoas que têm um familiar ou amigo que usa drogas. Os resultados mostram que dos fatores pessoais e familiares que podem proteger contra o uso de drogas estão: 97% declararam que é possuir sólidos princípios morais, 96% expressar suas emoções, 98% dedicar tempo à família, 95% ter relação de apoio com um dos pais. Na comunidade, estão de acordo com a necessidade de ter um governo que entenda esse problema, 99% apontam para a necessidade da existência de policiais honestos e 99% programas que protejam as pessoas do uso de droga e instituições empenhadas na prevenção. Família, comunidade e a decisão pessoal têm influência e devem ser envolvidos, portanto, mostra-se a importância de se trabalhar para reforçar os fatores protetores e assim reduzir o número de pessoas adictas.

Palavras Chave drogas ilícitas; família
Link Artigo
Referência para Citação OVIEDO RODRIGUEZ, Ruth Jakeline et al. Factores de protección relacionado al uso de drogas ilícitas: perspectiva crítica de familiares y personas cercanas a los usuarios de drogas, en la Ciudad de Guayaquil, Ecuador. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.spe, pp. 831-837. ISSN 0104-1169.
Observação Material linkado com o banco de dados do Scielo.


create new tag

Contador de visitas grátis

Pressione Enter para enviar a busca.

Logar